sábado, 29 de setembro de 2007

E a fisioterapia faz efeito II

Caramba, hoje acordei muito bem. Estou impressinado com a facilidade com a qual estou caminhando. Ontém foi umdia diferente na fisioterapia pois fiz mais exercícios e como estava conseguindo mover bem o joelho arrisquei uns movimentos na bicicleta.

Hoje pela manhã percebi que estava bem mais fácil para andar, a bengala vai ficar mesmo para subir e descer escadas, mas de resto estou me virando bem.

Agora é hora de arrematar tudo do trabalho para poder ir prô hospital sem me preocupar com mais nada.

sexta-feira, 28 de setembro de 2007

All set and ready to go!

Hoje saiu a confirmação! Dia 03/outubro farei a cirurgia.
No dia 02 ligarei para confirmar tudo, horário de internação, etc, etc, etc Mas o mais importante é que consegui resolver tudo.

A fisioterapia parece estar ajudando, a bengala só estou usando fora de casa para um caso de emergencia e a dor muscular não está tão intensa quanto ontém. Sigo fazendo alguns dos exercícios em casa prá ajudar mas não na intensidade que deveria já que o trabalho não dá tréguas.

De qualquer forma, prá mim foi um dia feliz! As coisas vão se resolver logo.

quinta-feira, 27 de setembro de 2007

E a fisioterapia faz efeito

Só que duma forma não muito boa: Estou com dores musculares terríveis :-(
Na verdade acho que juntou tudo, o fato de eu estar andando mais (e melhor), a fisioterapia que é um pouco puxada e a virada do tempo.

Vou seguir aqui com muito Gelol e um pouco de alongamento para ver se melhora.

Hoje sai o resultado do ECG e amanhã os exames de sangue e eu ainda não recebi resposta do convênio.

terça-feira, 25 de setembro de 2007

De volta ao escritório

Agora que a confusão de consultas e exames passou resolvi trabalhar do escritório.
Fui uma escolha boa apesar do desconforto - Bom por ver os amigos, palavras de incentivo, por poder voltar um pouco a rotina do trabalho com a qual estou acostumado, enfim, alguns momentos divertidos e mais próximos de minha vida cotidiana que pretendo retomar em breve.

Amanhã é o dia de tentar resolver duma vez a questão com o convênio. Já fiz os primeiros contatos, agora é hora de partir prá cima!

segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Fisioterapia aí vou eu

E hoje começou a tortura fisioterapia.
Como já sou veterano no assunto não houve muita novidade, mas para quem nunca passou por isso vale destacar alguns itens que acho interessante:
- A solidariedade e bom humor entre os pacientes
- Fisioterapeutas sempre muito simpáticos e solicitos, mas com toques de sadísmo
- A dor e o sorriso no rosto daqueles que participam dessas sessões.

Fiz diversos exercícios, ficou claro que já perdi bastante massa muscular, a perna direita já está visivelmente mais fina e devido a lesão do meniisco não posso fazer vários dos movimentos.

Ao final ficou a impressão que houve um pequeno inchaço, mas estou conseguindo me mover bem e não houve nenhuma "dor residual".

Agora só quarta =D

domingo, 23 de setembro de 2007

Minha situação é ruim? Não!

Pois é, nessas horas que não estou bem aparecem coisas que parecem pequenos sinais divinos. 23:00hs de um domingo e trocando de canal aleatóriamente caio na CNN e vejo Christopher Reeve em uma entrevista para Larry King descrever com muito humor sua condição e o fato de aguardar um "técnico" que pudesse religar seu sistema nervoso. Puta que pariu (prometo manter o nível, mas nesse caso não dá)! O cara estava tetraplégico e falava como se fosse quase nada!

Pois é, não posso reclamar. Minha lesão é razoavelmente comum e temos ótimos tratamentos atualmente que me deixarão novo em folha em algumas semanas.

Ps: De fato é uma das entrevistas mais impressionantes que já vi. Assustadoramente forte esse cara, muito mais que qualquer Superman.

sábado, 22 de setembro de 2007

Lista oficial de cancelamentos

Bom hoje caiu a ficha de tudo que terei de cancelar:
- Correr uma 10k - estava começando minha preparação para isso.
- Viagem ao Chile - seria em outubro, por volta do dia 20.
- Trocar de carro - nem andar eu consigo =P
- Tirar outra certificação até o começo de outubro - Quem tem cabeça de estudar com tanta coisa?
- Compromissos profissionais - Impressionante a fase que estou, tomara que consiga manter o pique neste período.

A notícia boa é que a bengala está sendo só um auxílio para o caso de algum susto. Estou andando com dificuldade devido a baixa mobilidade do joelho mas estou me virando bem.

sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Exames, exames, exames

Consegui marcar o Eletro Cardiograma para hoje (dei muita sorte) e já fiz os exames de sangue (vááááários e eu detesto) no mesmo dia. O pior foi ficar as mais de 12 horas em jejum... terrível mesmo.

quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Saiu o diagnóstico

Bom, a RM ficou pronta ontém e hoje estive novamente no IFOR.

Ao passar com o ortopedista ele observou o laudo e me disse que meu caso é "Eminentemente cirurgico" isso se deve ao fato de que além do menisco também tive rompimento do ligamento cruzado anterior.
.... (respirando fundo e retomando o ar) ....
Ok, lá vamos nós pegar informações sobre a cirurgia com o especialista em joelho. Faço nova avaliação com ele que primeiro me examinou, depois confirmou na imagem aquilo que ele viu. Melhor assim, ao menos não estou na mão de um médico que examina exames e não pacientes.
Conversei com ele e a cirurgia é 'simples' - um enxerto será retirado de um ligamento da perna e será fixado no joelho. Poucos dias para ter condição de retomar atividades básicas e um par de semanas para as principais atividades.

Menos mal, mas mesmo assim terei que completar a lista de atividades que serão canceladas.


Data da cirurgia: 10/10/2007 (mas quero de toda forma trazer para o dia 03/10, dependo apenas da liberação do convênio)

terça-feira, 18 de setembro de 2007

A expectativa que mata aos poucos

Acho que a pior parte é a expectativa de saber logo qual é o diagnóstico. O resultado da RM sai na quarta após as 17:00hs e eu já vou na quinta pela manhã falar com o médico para saber como tratar meu menisco (até então o único culpado pela minha dor e dificuldade em andar).

Nestes momentos alguns poucos (e bons, muito bons mesmo) amigos foram de grande ajuda, com poucas mas certeiras palavras. Não quero a "pena" de ninguém mas é difícil lidar com o humor exagerado. Nem todos tem idéia do quanto é difícil encarar esse tipo de situação e acabam errando na dose da brincadeira. De qualquer forma, agradeço enormemente aos que perceberam a dificuldade e simplesmete se dispuseram a ajudar.

OBRIGADO!

segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Enfim alguma melhora

Na segunda feira, muita aplicação de gelo depois, o inchaço começa a diminuir. Já não sentia muitas dores mas a limitação de movimento continuava forte. Por sorte pude trabalhar de casa o que com certeza ajudou.

Entretando nesta etapa já não tenho grandes esperanças de que a recuperação seja tranqüila. Já comecei a cancelar alguns compromissos pois é certo que terei que me dedicar muito ainda.

domingo, 16 de setembro de 2007

A ressonância

Já havia feito esse exame mas estava desconfortável com a idéia de fazê-lo uma vez mais. Sou 'levemente' claustrofóbido e fiquei 'entalado' no diabo da máquina que não é das maiores.
Como a sedação para este exame exige anestesista fui a seco mesmo e na manhã do domingo 16/setembro/2007 lá fui eu. Para minha sorte nem precisei passar por dentro da máquina.
Divertido foi a enfermeira tentando calçar uns "sapatinhos" de feltro no meu pé. Claramente não tinham tamanho 47 e ela desistiu =)

40 minutos de muito barulho e nenhum movimento e o exame estava encerrado. O maior desconforto foi o fato de ter que ficar com o joelho (ainda muito inchado) preso durante o tempo todo em posição pouco confortável.

Bom, acabou e lá fui eu mancando e amparado pela bengala.

quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Primeiro diagnóstico

No dia seguinte, com o joelho muito inchado, já me diriji até um centro de fraturas de são Bernardo do Campo (IFOR) para verificar o ocorrido. O diagnóstico foi de lesão de menisco, perguntei ao médico se poderia ter sido ligamentos mas ele achava que não já que o movimento estava muito parecido com o do joelho esquerdo mas já pediu um exame por imagem para que pudesse fazer uma avaliação precisa. Comecei a tomar anti-inflamatórios e muitas compressas de gelo.

Neste ponto sentia dores ao movimentar a perna, uma forte restrição do movimento e dores agudas localizadas na região interna do joelho (menisco medial).

quarta-feira, 12 de setembro de 2007

A lesão

Bom, minha jornada teve início em 12/setembro de 2007. Um jogo de futebol com os amigos numa noite de quarta-feira.
O jogo estava do meio para fim e voltei a campo, poucos minutos depois ocorreu o lance:
Uma pessoa passou correndo pela minha esquerda e para acompanhá-lo girei sobre a perna direita para iniciar a corrida. No meio do movimento ouvi um estalo e já senti a dor. Gritei e caí, nada mais. Não me lembro nem se sentia dor ou não, mas sabia que não era uma lesão simples - Aliás, tinha a convicção de que era ligamento.
Saí carregado de campo, do lado de fora fiquei de pé, peguei o carro e fui para casa rapidamente.

Foi assim que tudo começou